sexta-feira, 6 de maio de 2016

Transforme-se em uma máquina de queimar gordura

Jejum Intermitente 

Um dos mitos concernente ao emagrecimento já foi derrubado, a necessidade de comer várias
vezes ao londo do dia, "você precisa comer de 3 em 3 horas para não desacelerar o metabolismo
dizem os nutricionistas", e o interessante é que quase todos seguem essa prática, por
tanto ouvi-la, mas e a perda de peso que segundo os que adotam esta orientação dizem
acontecer. E o brasil, por exemplo, tem mais de 50% de sua população acima do peso ideal, estranho
mas a realidade é que esse método não funciona, e isso está provado com evidência a olho nú.

Uma coisa é certa: nossos ancestrais não comiam 3 refeições todos os dias. Muito menos faziam lanches. Muito menos comiam a cada 3 horas, como mandam os nutricionistas.
Nossos ancestrais corriam o dia todo em busca de alimento, e as vezes não conseguiam nada.
voltando para a sua prole de mãos vazias,  no outro dia saiam de novo atrás de alimento e quando
conseguiam uma boa caça, comiam o máximo que podiam, e se possível o pedaço de carne
mais gordo porque sabiam que isso lhes dariam bastante energia.


No fundo, estou convencido de que o motivo que levou os nutricionistas à essa insanidade
 (mandar pessoas com excesso de peso comer o tempo todo) foi uma constatação prática:
 a de que uma dieta de alto carboidrato leva as pessoas a sentir FOME o tempo todo
(diferentemente de uma dieta low carb com mais proteína e gordura, que se caracteriza
 pela altíssima SACIEDADE). Assim, para que a pessoa possa manter uma dieta de alto
carboidrato e baixa caloria, só mesmo comendo a cada 3 horas. Não foi uma orientação
decorrente da ciência. Foi uma consequência de insistir em contrariar a ciência,
a natureza e a evolução.
José Carlos Solto. http://www.lowcarb-paleo.com.br

Neste estudo em que voluntários (homens e mulheres) foram submetidos a jejum de 12, 36 e 72 horas, e nos quais todo tipo de parâmetro fisiológico foi medido, foi observado um aumento
da taxa metabólica basal. Leia novamente, com calma. Essas pessoas não estavam
comendo a cada 3 horas; estavam comendo a cada 3 dias! Ainda assim, o metabolismo
basal não foi reduzido. Não. Ele aumentou.

Neste outro estudo, os autores realizam um experimento em 30 voluntárias, às quais foi imposta
uma dieta extremamente hipocalórica por 3 dias. Mas ao invés de IMAGINAR o que aconteceu
com o metabolismo, os autores mediram a taxa metabólica basal. Resultado? Em 3 dias de
restrição calórica severa, não houve modificação da taxa metabólica basal.
Tradução: restrição calórica aguda, mesmo severa, não "desacelera" o metabolismo.

Mas vamos ao jejum intermitente; O jejum intermitente consiste em restringir
limitar a ingestão de alimentos de 16 a 24 horas. ou seja você ficará sem comer
nada durante esse período, somente estão liberados, água, chás e café com adoçante,
ou seja "nada que contenha calorias".



O autor do livro EAT STOP EAT; COMA PARE COMA, faz a seguinte observação:
Essa simples estratégia que você iré experimentar não é algo que os gurus das grandes industrias alimentícias, e dietéticas queiram que você saiba, pelo contrário eles farão de tudo para refutar essa ideia, afinal de contas eles ganham milhares de dólares com a venda de seus produtos.
O autor do livro propõe que o jejum seja feito até 2 vezes por semana.


Estudos mostram que o benefícios começam a aparecer a partir de 16 horas em jejum
não é algo taxativo em 24 horas, podendo ser proposto 17, 19, 20, 22 horas de jejum,
ou seja a melhor forma que você encontrar.

O difícil seria realmente ficar todo esse tempo sem comer, mas, para os que estão em
dieta de baixo consumo de carboidratos e já estão em cetose. (se não sabe o que é cetose veja aqui) o jejum fica um pouco mais fácil, até porque já estão queimando gordura como
fonte primária de energia.
Não existindo mais glicogênio no corpo, então a solução nas horas de jejum e arrancar toda
a energia necessária da gordura dos adipócitos fazendo com que você perca drasticamente
gordura corporal.

De acordo com vários defensores da prática  para aderir ao jejum intermitente
é necessário se faça musculação para evitar o catabolismo muscular (perda de massa magra)


AQUI VALE DIZER QUE O JEJUM SÓ DEVE SER FEITO POR PESSOAS SAUDÁVEIS, E NÃO É INDICADO
PARA PESSOAS QUE ESTÃO FAZENDO USO DE MEDICAÇÕES, ESPECIALMENTE PARA DIABÉTICOS EM USO
MEDICAMENTOSO OU EM USO DE INSULINA (RISCO DE VIDA)




Os benefícios do jejum intermitente.

- Fazer jejum de 24 horas alternado tem os seguintes benefícios: elimina gordura,
diminui a pressão arterial, melhora a sensibilidade à insulina e reduz o estresse oxidativo.
- O jejum intermitente acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura.
- O jejum é mais efetivo para emagrecer e melhorar a resistência à insulina
- O jejum com restrição calórica ajuda a diminuir os sintomas
de depressão como a confusão, raiva e a tensão.
- Aumentar o tempo entre as refeições pode melhorar a saúde cerebral.
- Permite a desintoxicação, a recuperação de vários processos biológicos
e tem benefícios de antienvelhecimento.




 FONTES:

http://www.lowcarb-paleo.com.br/
http://eatstopeat.com/
http://saudeideal.com/









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